Tuesday, March 10, 2009

Poema de Toulouse Lautrec


Além de ser fã das pinturas de Toulouse Lautrec, tbm me encanta sua obra literária, no poema "A Elegância do Comportamento", de “Educação Enferruja por Falta de Uso” ele demonstra seu grande senso critico social através das palavras, Toulouse começa seu poema com a observação de que a elegância do comportamento é coisa rara, o escritor e grande pintor francês expressa de forma sucinta algo que, se em meados de 1860 já era distante da realidade da maioria das pessoas, hj.esta quase que totalmente extinta do cotidiano, uma deliciosa leitura que nos faz lembrar em tempos tão ego centristas que a essência inevitavelmente supera a beleza do frasco, e que bela fragrância há na ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO.

A Elegância do Comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples ‘obrigado’ diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante. É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer… porém, é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição…
Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. É elegante a gentileza.
Atitudes gentis falam mais que mil imagens… Abrir a porta para alguém é muito elegante…
Dar o lugar para alguém sentar… é muito elegante…
Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma…
Oferecer ajuda… é muito elegante…
Olhar nos olhos, ao conversar é essencialmente elegante…
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo. A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la.
Adaptação de trecho do livro

“Educação Enferruja por Falta de Uso” do pintor pós-impressionista francês Toulouse-Lautrec (1864-1901).

4 comments:

  1. Muito bom reler isso no século XXI. Muito triste pereceber que faz mais falta hoje do que deveria fazer no século XIX. Já estou admirando a minha nova amiga.

    ReplyDelete
  2. Saiba que a admiração é mutua!

    Adorei o papo ontem :O)
    Bj.

    ReplyDelete
  3. Em primeiro lugar eu gostaria de fazer uma observação quanto ao seu trabalho: SOU UMA FÃ! HEHEHEHEHHE BABONA POR SINAL!! ACHO SEUS DESENHOS MARAVILHOSOSOSSOOSOS. AQUI, NÃO QUE ME ADOTAR?? QUANDO EU CRESCER QUERO SER GENTE GRANDE COMO VOCÊ!!!

    Bom, depois do ataque tiete, totoalmente necessário...
    Esse texto, infelizmente, é o retrato de nossos dias. Pena o ser humano, incrivelmente, sábio para as máquinas, ainda rasteja nas emoções. Quem sabe a arte, em todas suas formas, possa ir se instalando nas porcas, nos parafusos e fios das máquinas para ensinar seus pensadores e em rede atingir a todos.
    Acima de tudo, creio que devamos atingir as crianças e por isso sou dua fã. Tocar os corações dos pequenos é uma arte sublime, e você sabe fazer isso! Parabéns!!

    ReplyDelete
  4. Obrigada Ana!!!
    Bjão p/vc...:O)

    ReplyDelete